Com área de 1.100 m², o Espaço Israel Pinheiro traz um projeto de Oscar Niemeyer e se localiza no Bosque da Constituinte, logo ao lado da árvore do Dr. Ulysses Guimarães e outros prédios da praça dos Três Poderes.
Auditório interativo
No térreo do prédio (470 m²), fica o auditório interativo, o primeiro do Brasil, com 70 lugares. A sua área de projeção em cinema digital HD (2048×768 24 quadros progressivos) ocupa 8×3 metros e é interativa com a plateia e monitores através do uso de tablets e smartphones.
Um audiovisual interativo sobre o Cerrado encontra-se em exibição permanente no local. Programações especiais para o projeto educativo também são exibidas no auditório, como os filmes Águas do Cerrado e Brasil, Brasília e os Brasileiros.
Mais informações sobre o audiovisual interativo em Publicações, onde podemos acessar o mesmo pela internet, tablets e smartphones .
Mural Interativo
Logo na entrada do EIP há um mural interativo sobre a questão do desenvolvimento sustentável (67 m²). Nele ficam 3 instalações. Nuvens de Desejos mostra em tempo real a ocorrência na internet de um conjunto de 70 palavras ligadas à sustentabilidade. Através do desenho destes dados em forma de uma árvore e esferas, os visitantes acompanham a prevalência de temas na rede em língua portuguesa e em inglês. Ideias sobre a relação Homem Natureza mostra em 3 três telas recortes de momentos dessa relação, e oferece mais 3 telas sensíveis ao toque para os visitantes aprofundarem a questão. A Trajetória de Israel Pinheiro apresenta em vídeo os principais momentos da biografia de Israel Pinheiro, uma tela sensível ao toque complementa as informações com aprofundamento correlacionando essa trajetória com a história do Brasil.
Mais informações sobre o Mural em Projetos.
Café cultural e Mezanino
Atrás do Mural fica o café cultural. No mezanino (110 m²) fica a área administrativa.
Sala de jogos educacionais
No subsolo (400 m²) fica o espaço para os jogos educacionais para crianças. Atualmente estão disponíveis 3 áreas de games. Na entrada alternam-se a Dança da Chuva e a Piracema, onde o movimento do corpo das pessoas diante da tela interage com a projeção. No meio da sala há uma mesa com um jogo colaborativo para 8 jogadores e na parede do fundo jogam 4 equipes fazendo a coleta seletiva numa cidade virtual.
Mais informações sobre os jogos em Projetos.
Trilha do cerrado e entorno
No entorno do Espaço Israel Pinheiro fica o Bosque da Constituinte, mantido pela Câmara dos Deputados e uma área verde mantida pelo governo do Distrito Federal. Através de convênios está sendo desenvolvida a Trilha Interpretativa do Cerrado, um projeto de educação ambiental elaborado pela Prof. Dra. Vera Catalão (UnB).
O projeto inclui o plantio já realizado de milhares de mudas neste entorno, a partir de um projeto de paisagismo desenvolvido pelos pioneiros Ney Ururahy e Ozanan Coelho, a interação com os conteúdos do interior do prédio e um circuito de visitação para escolas com monitores capacitados e material de apoio pedagógico.
Mais informações sobre a Trilha Interpretativa do Cerrado em Projetos.
Exposições temporárias
Além de ser um museu com acervo próprio, digital e interativo, o Espaço tem instalações físicas que servem para variados tipos de reuniões, e exibições, à disposição de parceiros e entidades interessadas.
Entre os eventos já ocorridos, se destaca exposição fotográfica e encontro de gestores de parques nacionais da Amazônia, promovido pelo ICM Bio e WWF e exposição e ciclo de debates sobre o Parque da Serra da Capivara, promovido pela Unesco e ICM Bio.
Visite
Praça dos Três Poderes, s/n – lote M
Cep: 70100-902 – Brasília / DF
(a 200 metros do Mastro da Bandeira, ao lado do Espaço Oscar Niemeyer)
Tel.: +55 (61) 3323-6658